domingo, 10 de abril de 2011

Glamour vs. Realidade

A procura por curso Superior em Gastronomia aumentou muito nos últimos 3 anos, está até maior que a demanda por medicina! Sem dúvida isso se dá ao glamour que os Chefs de Cozinha estão vivenciando nos últimos tempos. São entrevistas, reportagens em revistas, muita badalação. 

Grande parte dos egressos deste curso tem uma visão totalmente distorcida da realidade.  Não pense que você vai começar por cima, comandando uma equipe. Você vai passar no mínimo oito horas em pé, correndo de um lado para o outro, suando (no verão a temperatura beira os 50ºC), vai ter que lavar louça, limpar chão, aguentar calado as "mijadas" do Chef. E aquela roupinha branca, o tal do dolman, lindo e limpinho com o que os Chefs aparecem nas revistas, no pega ele vai viver imundiciado.  E mesmo com a titulação de Chef de Cozinha, para você poder se considerar realmente um (ná prática), são no mínimo dez anos de experiência. Afinal o Chef deve saber fazer TUDO dentro de uma cozinha. 

Então para quem entra com o pensamento de estrela, ou se adapta a realidade ou como diria Capitão Nascimento "pede pra sair".

2 comentários:

COZINHA DA BRUXA disse...

É isso aí Paulinha, e a gente sabe como ninguém o que é essa rotina cansativa mas muito gostosa... tem que ter paixão para aguentar o tirão... se não meu filho, na primeira semana tu "pede pra sair" literalmente...rsrsr...

Paula Liziane disse...

e pra quem gosta, no fim nem parece trabalho neh!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.