quinta-feira, 14 de abril de 2011

FLORESTA NEGRA

Eu tenho uma certa "quedinha" por tortas. Da confeitaria é o que eu mais gosto de fazer. Então aí vai a história e a receita desta torta de origem alemã, bem fácil e gostosa.

Uma das versões para a origem do bolo Floresta Negra afirma que ele foi inventado em 1915, em Bad Godesberg, hoje distrito de Bonn, pelo pâtissier Josef Keller, do Café Anger. 
O bolo clássico em alemão é “schwarzwalder kirschtorte”. A palavra “schawarz” significa negra, “walder” significa floresta e “kirschtorte” indica o tipo de elaboração, ou seja informa que se trata de uma torta ou bolo de kirsch, brandy de cereja, feito na fronteira entre a Alemanha, França e Suíça! O bolo homenageia a Floresta Negra (Schwarzwald), esplêndida cadeia de montanhas do sudoeste da Alemanha. O chocolate simboliza a escuridão natural e suas lascas na cobertura representam as cascas das árvores das florestas. 
Fonte: DestaqueSP
 
PARA AS CAMADAS:
9 ovos
9 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
5 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colherinha (chá) de fermento em pó

Bata muito bem os ovos com o açúcar, até que estejam bem fofinhos. Peneire o chocolate m pó, a farinha de trigo e o fermento e junte delicadamente na massa.
Unte 3 formas redondas, com aro de abrir ou fundo removível, forre com papel manteiga, derrame a massa dentro e leve ao forno pré-aquecido, com temperatura moderada, deixando assar por mais ou menos 20 minutos.

RECHEIO:
700g de nata fresca
1 copo de leite integral (bem gelado)
8 colheres de sopa de açúcar

Coloque a nata na tigela da batedeira, junte o açúcar e vá batendo e também vá juntando o leite gelado, até se formar o chantilly (mas cuidado, não bata demais para não virar manteiga)
300g de chocolate cobertura ao leite ou meio amargo
2 vidros de cerejas no licor

Montagem:
Coloque 1 disco de pão de ló em um prato especial para tortas, umedeça com licor, ponha uma parte do chantilly, em cima coloque algumas cerejas cortadas em pedaços, mais uma parte do chocolate também cortados em pedacinhos, em cima ponha mais uma camada de pão de ló umedecido de licor, depois chantilly, cerejas e pedaços de chocolate.
Por último vai mais uma camada de pão de ló umedecido com o licor, a cobertura será o restante do chantilly, raspas de chocolate e cerejas.

1 comentários:

COZINHA DA BRUXA disse...

Hummmm... parece delicioso...

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.