segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tiramisù

Agora formada resolvi reativar o blog. Para recomeçar nada melhor que uma receita de Tiramisù, não conheço quem não goste! Fiz esta sobremesa duas vezes, uma utilizando a bolacha champagne e outra vez utilizando pão de ló, as duas ficaram muito boas.
O tiramisù é uma sobremesa tipicamente italiana, com origem na região de Chianti, que consiste em camadas de biscoito champagne embebidas em café e vinho Marsala, ou conhaque, ou rum e brandy, entremeadas com o cremoso e macio queijo chamado mascarpone, polvilhado com chocolate amargo.
Fonte: Wikipédia.

Ingredientes:
60 gr de açúcar de confeiteiro
4 unidade(s) de gema de ovo
500 gr de Mascarpone
1 pacote(s) de biscoito champagne
1 cálice(s) de vinho marsala
200 ml de café forte
quanto baste de chocolate em pó
quanto baste de café torrado em grãos   

Modo de preparo:

1º - Bata vigorosamente as gemas junto com o açúcar de confeiteiro até formar um creme espumante, junte aos poucos o queijo tipo Mascarpone sem parar de bate até obter um creme firme (tipo chantilly). Reserve.

2º - Junte o café com o vinho Marsalla. Numa travessa, coloque o creme firme reservado suficiente para cobrir, formando uma camada de cerca de 1 cm de espessura, polvilhe chocolate em pó.

3º - Umedeça as bolachas na calda (café com vinho) e disponha sobre o creme firme polvilhado. Repita todo processo. Finalize com creme polvilhado com chocolate e deixe gelar por cerca de 3 horas. Corte em oito porções iguais.


*O mascarpone pode ser substituído de duas formas. Uma delas é misturar cream cheese com creme de leite em lata, na proporção de dois para um, ou ainda misturar partes iguais de ricota e creme de leite.



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.