segunda-feira, 21 de março de 2011

Bolo de Rolo

O bolo de rolo é um doce brasileiro, típico de Pernambuco. O recheio é uma a camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.
Sua origem está na adaptação do bolo português "colchão de noiva", uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região.O bolo de rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.
Fonte: Wikipédia

Fizemos este bolo na aula de cozinha regional. Aparentemente parece difícil, mas é só pegar o jeito. A primeira camada quebrou, mas na segunda já deu certo. O segredo é colocar a massa no forno com temperatura alta (cerca de 240ºC), por 3 min. aproximadamente e enrolá-la assim que sair do forno. Tem que ter agilidade, perfeito para fazer entre duas pessoas, enquando uma passa a massa na forma, a outra ja espalha o recheio e enrola a massa que acabou de sair do forno.
Aí vai a receita completinha:

Ingredientes massa:
2 ½ xícaras de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ¾ xícara de açúcar
8 gemas
4 xícaras de farinha de trigo
8 claras em neve

Ingredientes recheio:
700g de goiabada picada
4 colheres(sopa) de água ou vinho branco seco

Cobertura:
6 colheres de açúcar cristal

Modo de preparo:
1-      Prepare o recheio: leve ao fogo brando a goibada com a água ou o vinho, mexendo até obter uma pasta. Retire do fogo, deixe esfriar e divida em 8 porções. Reserve.
2-      Bata a manteiga na batedeira até ficar clara. Junte o açúcar aos poucos e bata por 5 minutos. Acrescente as gemas, uma a uma e bata até obter um creme claro.
3-      Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha , aos poucos, até obter uma massa homogêa.
4-      Junte as claras em neve, delicadamente, sem bater, misturando com um batedor ou espátula.
5-      Unte uma assadeira e espalhe um xícara da massa, usando uma faca ou espátula, para a  camada ficar uniforme.
6-      Leve ao fogo preaquecido em temperatura quente (240°C) por uns 3 minutos. A massa não deve dourar. Desenforme sobre um pano seco polvilhado com açúcar cristal, com cuidado para a massa não quebrar. Espalhe uma parte da goiabada derretida sobre a massa e, com a ajuda do pano, enrole como rocambole. Polvilhe o pano novamente.
7-      Lave a assadeira, enxugue bem e unte novamente. Repita toda a operção. Ponha o rocambole pronto na borda da massa. Enrole.
8-      Repita até terminar a massa. Deverá render 8 massas. Deixe o bolo esfriar, corte as pontas, passe-o para o prato de servir e polvilhe açucar cristal.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.